Machine Learning é uma técnica de Inteligência Artificial atualmente utilizada em diversos dispositivos e serviços que fazem parte do nosso dia a dia, como recomendações, diagnósticos médicos, ou veículos autônomos. Portanto, é importante conhecer o que está por trás desta tecnologia para possibilitar o seu uso de forma responsável e consciente, além de criar de soluções inteligentes, é importante para popularizar um entendimento básico das tecnologias de Machine Learning. Muitos países, inclusive, veem o crescimento de Inteligência Artificial (incluindo Machine Learning) como a principal estratégia para promover competitividade, exigindo que mais pessoas sigam nesta carreira.
Assim, este curso introduz conceitos básicos de Machine Learning, como algoritmos de aprendizagem e fundamentos de redes neurais, bem como discute as limitações e conceitos éticos relacionados a Machine Learning. O curso também ensina a aplicação desses conceitos, levando você a criar o seu primeiro modelo de Machine Learning de reconhecimento de imagens para separação de lixo.
Duração 4 horas (curso online)
Nível Iniciante
Faixa-etária 12 – 18 anos
Aprenda online!
Indicamos o uso do Chrome para realização do curso.
Compartilhe suas experiências em sala de aula conosco via e-mail (computacaonaescola@incod.ufsc.br) ou no nosso grupo no Facebook ou Instagram.
Para a aplicação não comercial no contexto escolar estamos disponibilizando uma versão completo do material didático.
O curso foi desenvolvido pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC. Mais informações: C. Gresse von Wangenheim, L. S. Marques, J. C. R. Hauck. Machine Learning for All – Introducing Machine Learning in K-12. SocArXiv, 2020. doi:10.31235/osf.io/wj5ne.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Aviso legal: Incentivamos o bom uso deste material para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada de forma correta e adequada. Casos de detectação de plágio e/ou uso sem citação da fonte serão tratados individualmente. Isenção de garantia